RSS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hipertexto como recurso pedagogico


NTE - URUAÇU

Professora formadora:Rúbia Marques

Professores Cursistas: 

Fontanny Paraguassu: prof.fontanny@gmail.com

Geraldo Magela Peixoto: carrapicho25@yahoo.com.br
Lizete Alves Arantes:
lizetearantes@uol.com.br

Marilia dos Santos da Hora: prof.marilia09@gmail.com

Wanderlina dos Reis Farias: wanderlinareis@gmail.com


Hipertexto como recurso pedagógico

Segundo alguns autores o hipertexto tem como características fundamentais, a intertextualidade o qual potencializa o que nos livros fica limitado ao espaço de um papel que o leitor tem em suas mãos; e no meio digital é possível acessar a intertextualidade ao infinito; outra característica é a descentralização que possibilita a movimentação do leitor pelos trextos interconectado.

intratextualidade diz respeito as ligações dendro do mesmo texto. Enfim, o hipertexto apesar de já existir em meios anteriores aos digitais, tem a grande importância em desenvolver trabalhos pedagógicos em que se mostre como o leitor realiza operações de leitura herdadas do papel facilitando as reconfigurações nas práticas da leitura.

Além de complementar a informação do texto estudado, os hipertextos nos permite visitar outros textos que também tratam dos mesmo assuntos que estamos estudando nos fornecendo múltiplas definições de assuntos inseridos no texto sem sair da página atual. Construíndo um conhecimento compartilhado, permitindo organizar material de diferentes disciplinas.

Com este curso e consequentemente com a grande descoberta da importancia e utilidade dos hipertextos, nós alunos do curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs”, professores da Escola Estadual Santa Terezinha de Itapaci, Estado de Goiás, passaremos a inserir e utilizar este recurso pedagogico nas nossas próximas aulas, com o objetivo de ampliar/complementar a gama de conhecimento dos nossos alunos a cerca dos assuntos aqui estudados.

0 comentários:

Postar um comentário